Não faça Esso com o Shell

Júlio Neves, o “Papai do Shell”


Não faça Esso com o Shell

Isso é um dado estatístico: 90% dos admins brasileiros pensam que podem administrar os seus sistemas empurrando mouse. Quando vêm que não dá, porque o mouse não sabe fazer quase nada, vão buscar na Internet uma solução em Shell, o que pode ser muito perigoso! Diga-me: o que adianta investir uma fortuna em segurança, se o profissional coloca no seu computador um código, que ele nem sabe se é honesto e correto?
Pois é… essa prática além de perigosa, é um prato cheio para gerar códigos lentos, ineficientes e com grande chance de erro, pois não se esqueça que o código que ele pegou pode (e certamente, deve) ter sido gerado por outro “admin nutella” que não entende nada de Shell.
A finalidade dessa palestra é mostrar os principais vícios de programação Shell, como evitá-los e sempre comparando os tempos da forma usual com a forma correta de uso de cada item analisado. Se você assisti-la, verá que muito do que você faz, pode ser bastante otimizado. Ela não te transformará num “admin Raíz” mas, pelo menos um pouco menos “Nutella”. 🙂